Guiados por emoção.

Land Rover

História Land Rover

A marca britânica Land Rover foi fundada em 1948 pela Rover, sob o controlo dos irmãos Spencer e Maurice Wilks. A Land Rover começou como um modelo todo-o-terreno da Rover, vindo depois a dar origem à marca devido ao seu enorme sucesso.

O modelo Land Rover foi criado com o intuito de satisfazer a procura de veículos todo-o-terreno no Reino Unido. Por essa altura haviam muitos Jeep a circular no Reino Unido, devido à II Guerra Mundial, mas isso não duraria por muito tempo porque começavam a faltar peças para os repararem.

O protótipo do Land Rover foi montado no chassis de um Jeep e tinha a curiosidade de ter o volante e o único banco ao centro. Em 1948 é lançada a versão final do Land Rover com três bancos e carroçaria feita de Birmabright. Esta era uma liga à base de alumínio e magnésio que possuía uma elevada resistência à corrosão o que tornou os Land Rover conhecidos pela sua durabilidade mesmo nas piores condições.

Uma das características que marcou a Land Rover no seu início foi o facto de todos os modelos produzidos virem em diferentes tons de verde-claro, a escolha dessa cor foi ditada pelo excesso de tinta que sobrara da II Guerra Mundial.

Em 1970 a Land Rover aposta num novo tipo de todo-o-terreno, o Range Rover, este modelo incorporava um ambiente luxuoso e um óptimo comportamento em estrada com todas as características de um todo-o-terreno. O que tornou o Range Rover num dos pioneiros do conceito SUV (Sport Utility Vehicle). Este modelo foi inicialmente lançado numa versão de 2 portas, sendo em1981 lançada a versão de 4 portas.

Em 1983 é lançado o Land Rover Defender e em 1989 o Land Rover Discovery.

Em 1994 a Land Rover é comprada pela BMW junto com as restantes marcas do grupo Rover. É sob o seu domínio que é lançado o Land Rover Freelander em 1998.

Em 2000 a BMW separa a Land Rover da Rover vendendo-a à Ford. É sob o domínio da Ford que a Land Rover lança a terceira geração do Range Rover. A nova geração do Range Rover lançada em2001, introduziu as linhas que viriam a ser adoptadas pela marca. As novas linhas e aposta no luxo resultaram numa boa aceitação por parte do mercado.

Em 2005 é lançada a terceira geração do Land Rover Discovery e no mesmo ano é lançado o Range Rover Sport, uma versão muito desportiva e elegante do luxuoso SUV.

Em 2007 a Ford anuncia que pretende vender a Land Rover.que é adquirida pela Tata Motors, junto com a Jaguar.